DOM JOVIANO DE LIMA JUNIOR - UM GRANDE EXEMPLO DE FÉ,DESPOJAMENTO E DEDICAÇÃO CRISTÃ AO CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS HOMENS




Dom Joviano de Lima Júnior, SSS (Uberaba, 23 de abril de 1942 - Ribeirão Preto, 21 de junho de 2012) foi um bispo católico brasileiro, arcebispo de Ribeirão Preto.

Estudos

Realizou seus estudos fundamental e médio no Colégio Diocesano, em Uberaba. Cursou filosofia e teologia no Instituto de Filosofia e Teologia, em São Paulo. Obteve licenciatura em Ciências Sociais em São Paulo. Realizou estudos de pós-graduação em Liturgia no Instituto Santo Anselmo, em Roma, em 1974.
Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1969. Foi nomeado bispo da Diocese de São Carlos no dia 25 de outubro de 1995. Sua ordenação episcopal deu-se no dia 27 de dezembro desse mesmo ano, pelas mãos de Dom Geraldo Majella Cardeal Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira. No dia 5 de abril de 2006, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto.


De 2007 a maio de 2011 foi Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
Faleceu no dia 21 de junho de 2012, aos 70 anos de idade.

Fonte:Wikipédia


Foi religioso da Sociedade do Santíssimo Sacramento, fundada pelo grande São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia.
 

O arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, morreu na tarde desta quinta-feira (21), aos 70 anos, vítima de câncer no intestino. O corpo será velado a partir das 22h desta quinta, na Catedral Metropolitana de Ribeirão.
Dom Joviano descobriu a doença há três anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o último dia 10 de junho, segundo informações da Cúria Metropolitana. Empossado em 2006, era o sétimo arcebispo da cidade.

O sepultamento está marcado para as 10h do próximo sábado (23), na Catedral de Ribeirão.

Biografia
Nascido em Uberaba, Dom Joviano tornou-se padre em 1969 e 26 anos depois foi ordenado bispo de São Carlos (SP). Em 2006, após o afastamento de Dom Arnaldo Ribeiro (1930-2009), recebeu o título de arcebispo de Ribeirão Preto, respondendo por 90 paróquias da cidade e região.
Formou-se em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de São Paulo, em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (SP) e em Ciências Sociais pela Faculdade Medianeira FASP (SP).
O arcebispo também foi membro do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Conselho Episcopal Pastoral para a Liturgia.
Dom Joviano assumiu o cargo de arcebispo de Ribeirão Preto em 2006 (Foto: Reprodução/EPTV)
Dom Joviano de Lima Jr. foi ordenado arcebispo de Ribeirão Preto em 2006 (Foto: Reprodução/EPTV)

Fiéis acompanham missas e prestam homenagens ao arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, desde o início da manhã desta sexta-feira (22) na Catedral Metropolitana da cidade. O religioso morreu na tarde desta quinta-feira (21), aos 70 anos, vítima de câncer no intestino.
Além da missa que começou às 12h, outras duas cerimônias estão previstas para esta tarde: a primeira às 15h e a seguinte às 18h30. O sepultamento, que será na cripta da Catedral, será após a missa prevista para as 10h deste sábado (23).
Fiéis fazem fila para o adeus ao arcebispo Dom Joviano, velado na Catedral de Ribeirão Preto, SP  (Foto: Carolina Visotcky/ G1)
Fiéis fazem fila para o adeus ao arcebispo Dom Joviano, velado na Catedral de Ribeirão Preto, SP (Foto: Carolina Visotcky/ G1)


Câncer
Dom Joviano descobriu a doença há três anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o último dia 10 de junho, segundo informações da Cúria Metropolitana. Empossado em 2006, foi o sétimo arcebispo da cidade.



Fonte:http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/



A arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) acaba de informar o falecimento de dom Joviano de Lima Júnior, aos 70 anos. Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, desde o dia 10 de junho. Nos últimos três anos o arcebispo enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.
“Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: ‘Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá’ (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de dom Joviano, em 06 anos de pastoreio à frente da arquidiocese de Ribeirão Preto”, diz um trecho da nota de falecimento da arquidiocese.
O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, logo após a chegada do corpo, na noite de hoje, 21 de junho.
A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23 de junho, às 10h, na Catedral.
Dom Joviano era mineiro de Uberaba e trabalhou na CNBB como Delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (2003-2009); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (2007 – 2011) e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (CETEL) (2007 – 2011).

É com pesar que comunicamos o falecimento de Dom Joviano de Lima Júnior (SSS), Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto. Dom Joviano faleceu na tarde de ontem, dia 21 de junho de 2012, aos 70 anos, no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, onde estava internado desde o dia 10 de junho passado. Nos últimos três anos e três meses enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.
A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto comunica que o velório está sendo realizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião. Veja, abaixo, as Celebrações Eucarísticas nesta sexta-feira. A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, dia 23 de junho, às 10h00, na Catedral.
O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, e toda a Arquidiocese de Campinas se unem em oração aos irmãos e irmãs da Arquidiocese de Ribeirão Preto e aos familiares de Dom Joviano neste momento de dor, na certeza de que Deus o acolhe em seus braços, recompensa a quem doou a própria vida pela construção do Reino.
Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto, telefones (16) 3610.8477 e 9721.3826, site www.arquidioceserp.org.br.

Celebrações Eucarísticas na Catedral Metropolitana de São Sebastião:

* 22 de junho – sexta-feira
07h00 – Preside: Padre Francisco Jaber Zanardo Moussa
09h00 – Padres Ordenados por Dom Joviano
12h00 – Padres das Congregações e Ordens Religiosas
14h00 – Missa do Clero da diocese de São Carlos
15h00 – Missa do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto
18h30 – Escola Diaconal São Lourenço
* 23 de junho – sábado
07h00 – Seminário Maria Imaculada
10h00 – Missa exequial seguida de sepultamento



Fonte:http://www.arquidiocesecampinas.com/imprensa/



"Não entreis em juízo com o vosso servo, Senhor, porque não há ninguém que possa justificar-se a Vossa presença, se ele não receber antes o perdão de todos os pecados. Sobre ele, que Vos apresenta as suplicas sinceras da fé cristã, não lanceis pois, o peso de Vossa sentença. Antes, socorra-o a vossa graça para que possa evitar o julgamento para a condenação, porque ela, em sua vida terrestre, foi marcado com o sinal da Santíssima Trindade. Vós que viveis e reinais. Amém."

Fonte:http://catolicosribeirao.blogspot.com.br/2012/


Precedido porConstantino AmstaldenBispo de São Carlos
1996 - 2006
Sucedido porPaulo Sérgio Machado
Precedido porArnaldo Ribeiroarcebispo de Ribeirão Preto
2006 - 2012
Sucedido por


Dom Joviano foi vitorioso ao trazer de volta fiéis afastados, diz padre

Religiosos de Ribeirão Preto lamentaram morte de arcebispo da cidade.
Sepultamento será neste sábado, às 10h, na Catedral Metropolitana.


Dom Joviano foi vitorioso ao trazer de volta fiéis afastados, diz padre

Religiosos de Ribeirão Preto lamentaram morte de arcebispo da cidade.
Sepultamento será neste sábado, às 10h, na Catedral Metropolitana.


Fiéis se despedem de Dom Joviano em Ribeirão Preto, SP (Foto: Carolina Visotcky/G1)
Fiéis se despedem de Dom Joviano em Ribeirão Preto, SP (Foto: Carolina Visotcky/G1)
Um homem pacato e de aparência frágil, mas com atitudes firmes para fortalecer a Igreja Católica na região, mesmo tendo a saúde debilitada. Assim religiosos e fiéis descreveram na tarde desta sexta-feira (22) o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, morto aos 70 anos na quinta-feira (21), vítima de câncer no intestino.
Para o padre da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho (SP), Sérgio Donizeti Carmona, a característica missionária de Dom Joviano é uma das principais perdas para a Igreja. “Ele montou um projeto missionário vitorioso para trazer de volta os fiéis que estavam afastados."
Segundo o padre da Catedral de Ribeirão Preto, Francisco Zanardo Moussa, desde que recebeu o diagnóstico de câncer no intestino o arcebispo tentava se manter otimista. “Ele sempre dizia que, por confiar em Deus, levaria a vida para a frente”, afirmou.
Ainda de acordo com Moussa, Dom Joviano era uma pessoa sensível e tímida, mas que mesmo assim, conseguia atingir jovens e adultos com a sua linguagem simples. O responsável pela catedral também afirmou que mesmo debilitado, o arcebispo fazia questão de participar das decisões e eventos realizados pela igreja. “Ele sempre dava um jeito de participar por e-mail ou pelo telefone”, disse.

Fiéis
Comovidos pelo sofrimento do religioso, que há três anos lutava contra a doença, moradores da cidade prestaram homenagens nesta sexta-feira (22) durante o velório na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. “Ele encerrou o seu calvário”, disse a estilista Valkíria Fernandes.

Padre de Sertãozinho participa do velório de Dom Joviano (Foto: Carolina Visotcky/G1)Padre de Sertãozinho participa do velório de Dom
Joviano (Foto: Carolina Visotcky/G1)
Missas
Na manhã desta sexta-feira (22), a movimentação de fiéis e padres e a chegada de coroas de flores eram intensas na Catedral, com missas que começaram a ser realizadas às 7h. O sepultamento do religioso será na cripta da igreja, após nova missa marcada para as 10h deste sábado (23).

Câncer
Dom Joviano descobriu a doença há três anos e estava internado em um hospital particular da cidade desde o último dia 10 de junho, segundo informações da Cúria Metropolitana. Empossado em 2006, foi o sétimo arcebispo da cidade.
Local onde o corpo de Dom Joviano será sepultado (Foto: Carolina Visotcky/G1)Local onde o corpo de Dom Joviano será sepultado (Foto: Carolina Visotcky/G1)


"AOS ESTIMADOS PRIMOS VERINHA,ZEZINHO E DEMAIS FAMILIARES,NOSSO PROFUNDO SENTIMENTO DE PESAR PELA PERDA DO QUERIDO JOVIANO."

                Marcos Mundim e Família

Comentários