POR QUE E COMO ORAR : A ARTE DA ORAÇÃO NOS TORNA DEVOTOS PUROS

09 I (artigo - Sadhana) Por que e Como Orar (784) (ta)

Por que e Como Orar

Conforme aprendamos a arte da oração, gradualmente nos tornaremos devotos puros.

Lembro-me de quando eu era um garotinho, espreitando do canto da porta da sala de meu pai. Eu o via ajoelhado em frente a uma cadeira, seus cotovelos descansando sobre o assento, as mãos apertadas, os polegares tocando sua testa, seus olhos fechados. Eu tinha medo. Parecia que ele estava em outro mundo – um mundo íntimo.
Por um tempo, eu costumava me ajoelhar ao lado da minha cama para orar à noite. A maioria de minhas orações era para agradecer a Deus ou para pedir-Lhe algo. Eu também ia para a igreja com o meu pai aos domingos, enquanto minha mãe ficava em casa preparando o almoço. Quando voltávamos para casa, dávamos graça antes de comer o assado de domingo.
Você pode imaginar como me senti quando vi pela primeira vez os devotos Hare Krishna em Londres, cantando e dançando rua abaixo na Oxford e li que o mantra Hare Krishna é “a maior oração para a salvação”. Em meio ao barulho e à confusão da rua, os devotos cantavam em voz alta Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare ao mesmo tempo em que dançavam, giravam e saltavam. Como tal exuberância e extroversão poderia ser uma oração?
09 I (artigo - Sadhana) Por que e Como Orar (783) (ta)
Arjuna oferece orações a Krishna.
De uma maneira ou outra, entretanto, parecia fazer sentido e ser natural louvar o nome de Deus daquela maneira. Os devotos não eram tímidos para honrar e glorificar o nome de Deus e compartilhar sua alegria.
Na medida em que me tornei mais familiarizado com a consciência de Krishna, entendi que a oração é uma forma de me associar diretamente com o Senhor. Ao fazer pedidos amorosos, ao agradecer a Krishna por Suas bênçãos ou ao glorificar Sua maravilhosa personalidade e Suas igualmente maravilhosas atividades, os devotos sempre se regozijam na companhia do Senhor. Enfim, a oração é uma ilimitada expressão de amor a Deus, um aspecto inseparável da existência do devoto.
Srila Prabhupada nos dizia que buscássemos tentar moldar nossas vidas de tal forma que constantemente nos lembremos de Krishna. Ele dava o exemplo da mulher cujo cabelo estava sempre limpo e arrumado: ela poderia estar fazendo suas tarefas de casa, mas sempre se lembrava de seu cabelo. Similarmente, embora um devoto possa agir de muitas maneiras, ele nunca se esquece de Krishna.
Um devoto ora de acordo com seu avanço espiritual. O Srimad-Bhagavatam recomenda que adoremos o Supremo Senhor quer sem desejos, quer cheio deles – no segundo caso, podemos aprender a depender de Krishna para a satisfação de nossos desejos. Conforme aprendamos a arte da oração, gradualmente nos tornaremos devotos puros, sem ansiar por quaisquer coisas materiais.
09 I (artigo - Sadhana) Por que e Como Orar (784) (ta)
Brahma, em postura de humildade, oferece orações.
Krishna desfruta de cuidar de nós, assim como os pais desfrutam de cuidar de seus filhos. Quando ganhamos a confiança de que Krishna é totalmente fiel em Sua promessa de que suprirá todas as necessidades da nossa vida, naturalmente pararemos de orar por coisas materiais e, no lugar disso, desejaremos reciprocar a bondade de Krishna.
Embora um devoto puro não queira nada além de Krishna, ele não tem outro abrigo ou apoio que não seja o Senhor. Assim, ele naturalmente O chama. Quando o Senhor Chaitanya (o próprio Krishna no papel de Seu devoto puro) viajou sozinho como um sannyasi, costumava cantar: “Ó Senhor Krishna, por favor, protege-Me e mantém-Me. Ó Senhor Rama, descendente do rei Raghu, por favor, protege-Me. Ó Krishna, matador do demônio Keshi, por favor, mantém-Me”.
Srimad-Bhagavatam é um celeiro de orações oferecidas ao Senhor pelos mais elevados devotos na história do universo. Srila Prabhupada recomendava que selecionássemos orações relevantes para nós e as recitássemos, tanto para nossa purificação quanto para aprender a como orar a Krishna. Entre elas, Srila Prabhupada recomendava as orações de Prahlada Maharaja ao Senhor Nrisimhadeva (Canto Sete) e as orações da rainha Kunti ao Senhor Krishna (Canto Um).
Além de repetir as orações de devotos avançados, podemos oferecer as nossas próprias orações. Em uma carta, Srila Prabhupada deu uma ideia de como oferecer nossas próprias orações: “Simplesmente nossa oração deve ser: ‘Meu querido Senhor Krishna, por favor, lembra-me de sempre cantar Teu santo nome. Por favor, não me ponhas em esquecimento. Estás sentado dentro de mim como a Superalma, então, podes tanto me fazer lembrar ou quanto me fazer me esquecer de Ti. Assim, por favor, não me deixes esquecer. Por favor, sempre lembra-me de cantar. Mesmo que me mandes para o inferno, não me importarei, contanto que eu sempre cante Hare Krishna”.
maha-mantra Hare Krishna é um pedido para sermos ocupados a serviço do Senhor. É a principal oração do devoto, e todas as outras formas de oração fluem dela.

Por Rohininandana Dasa

Tradução de Chitralekha Devi Dasi. 

Fonte:http://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/por-que-e-como-orar/

Comentários