QUEM É O ARCANJO GABRIEL?

Arcanjo Gabriel

QUEM É O ARCANJO GABRIEL?

O nome de Gabriel significa “Deus é a minha força”. Na Bíblia, Gabriel pode ser encontrado nos livros de Lucas e Daniel.

No Evangelho de Lucas, o anjo Gabriel aparece a Zacarias e a Virgem Maria, prevendo o nascimento de João Batista e Jesus. Em muitas doutrinas cristãs, Gabriel também é considerado como São Gabriel.

Arcanjo Gabriel, o Anjo da revelação

O Arcanjo Gabriel é conhecido como o anjo da revelação. Ele desempenha um papel significativo no cristianismo, islamismo, judaísmo e muitas outras religiões, atuando como mensageiro de Deus.





Acredita-se que Gabriel possa ser reconhecido por uma luz branca ou cobre e que ele muitas vezes transmite suas mensagens para as pessoas em sonhos, agindo como seu anjo da guarda.

No Livro de Daniel ele aparece para ajudar Daniel a interpretar e entender as visões proféticas com as quais ele havia sido abençoado.

Foi também o Arcanjo Gabriel que ditou o texto espiritual do Islã, O Alcorão, para Maomé. Como resultado, ele ficou conhecido como o anjo “Mensageiro”.

Como principal mensageiro do Céu, Gabriel é o arcanjo cujo trabalho está ajudando aqueles que precisam de auxílio na comunicação de mensagens importantes, incluindo escritores, professores, jornalistas e pais.

É tipicamente retratado com uma grande trombeta de cobre, significando a entrega de mensagens. Ele é frequentemente identificado por um halo cor de cobre ou flashes de luz de cobre.

Algumas pessoas também acreditam que uma atração repentina e incomum por objetos feitos de cobre é outro sinal de que estão trabalhando com o Arcanjo Gabriel.

Quando pedir ajuda ao Arcanjo Gabriel

Se você é professor, escritor ou jornalista, sintonizar a alta frequência de energia desse Arcanjo o ajudará bastante.

Se você se sentir guiado a escrever ou ajudar as crianças na sala de aula ou na vida, o Arcanjo Gabriel enviará motivação e orientação, ajudando-o a encontrar a maneira mais útil e eficaz de atingir seus objetivos.

Contudo, se você não tiver certeza para onde está indo sua vida, mas apenas se sentir chamado a escrever, conecte-se ao Arcanjo Gabriel e peça uma tarefa. O Arcanjo Gabriel pode ajudá-lo a seguir o caminho da vida que você estava procurando o tempo todo.

Os arcanjos como Gabriel estão sempre procurando maneiras de ajudar as pessoas, mas não podem se envolver diretamente em nossas vidas sem nossa permissão.

É por isso que é importante fazer uma conexão pessoal com o Arcanjo Gabriel (ou qualquer outro anjo).

Você pode se conectar com os arcanjos através da oração, meditação, sonhos, visões e até eventos clarividentes. As mensagens mais emocionantes do Divino geralmente vêm na forma de coincidências ou sincronicidades significativas.

Lembre-se, a voz de Deus vem à mente quieta, então relaxe, respire profundamente e ouça a voz do Arcanjo Gabriel.

 Gabriel (em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl; em latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus"[1]) é, nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutras como anjo da morte.

Com base em duas passagens do Evangelho segundo Lucas, diversos cristãos e muçulmanos Gabriel teria anunciado os nascimentos de João Batista e Jesus. O Islã, além disso, acredita que Gabriel teria sido o meio pelo qual Deus optou por revelar o Corão a Maomé, e que através dele teria enviado uma mensagem para a os profetas revelando-lhes suas obrigações. É conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos, e o espírito da verdade, e em certas crenças seria uma personificação do Espírito Santo.[2][3] Gabriel também é mencionado na fé Bahá'í, especificamente na obra mística de Bahá'u'lláhSete Vales.

Anjo Gabriel, por Giotto di Bondone
Anjo Gabriel, por Giotto di Bondone

É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias. Disse o profeta: «Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas aparecerá o Santo dos Santos.» (Daniel 9:24-26)

Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: 'Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo'. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: 'Não tenhais medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim'". (Lucas 1:26-38)

Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "archangélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.

Segundo a religião islâmica, ao anjo Gabriel foi atribuída a revelação do Corão ao profeta Mohammad (ou Maomé), o que teria ocorrido em uma ocasião em que Mohammad orava e meditava em uma montanha em Meca. Com base nas revelações desse episódio, Maomé teria começado sua saga de divulgação das obras de Deus, no que viria a ser o Islamismo.

O Arcanjo Gabriel nas maiores religiões

  • Na religião Cristã, ele é o anunciador da vinda Palavra, que anuncia a encarnação do Verbo de Deus, que traz a justiça e a verdade, mas também o amor e a fraternidade.
  • No Islã, ele é o “espírito repleto de Fé” que dita o Corão a Maomé.
  • No Judaísmo, ele é o Príncipe do fogo, aquele que destrói as cidades decadentes de Sodoma e Gomorra. Pois ele é Anjo de esperança e de Misericórdia, também Guerreiro e quando necessário, o Anjo da vingança.
Fonte:https://www.wikiwand.com/pt/Gabriel_(anjo)#:~:text=Jibrail

Gabriel Arcanjo é o anunciador por excelência das revelações divinas

De todos os anjos, de todas as hierarquias, Gabriel, Rafael e Miguel são os únicos que a Igreja reconhece pelo nome e estão revelados na Sagrada Escritura. Os arcanjos pertencem à terceira hierarquia (Principados, Arcanjos e Anjos) e são responsáveis por executar as ordens de Deus, por isso estão mais perto de nós.

Quem é o Arcanjo Gabriel - 940x500

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”. O Antigo Testamento já retrata sua presença trazendo boas novas da parte do Altíssimo, explicando a Daniel a visão que este profeta teve (cf. Dn 8, 16ss); depois, o destino favorável ao povo de Israel quando este estava no exílio (cf. Dn 9, 21ss).

No Novo Testamento, é Gabriel quem anuncia ao sacerdote Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista (cf. Lc 1, 13ss). Coube ainda ao Arcanjo Gabriel proclamar a maior notícia de todos os tempos para nós, seres humanos, a encarnação e o nascimento do Filho de Deus em nosso meio (cf. Lc 1, 26ss), para nos salvar.

Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, foi quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Pelas palavras do Arcanjo, Nossa Mãe e Senhora foi entendendo a ação do Espírito Santo nela e, assim, foi se preparando para sua missão. Também foi graças à saudação angélica que temos hoje uma das orações mais difundidas e queridas do catolicismo, a Ave-Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Então, diante de tudo isso, eu lhe pergunto: Você está precisando das boas novas vindas de Deus? Qual é a grande notícia que você aguarda ou que necessita para esse tempo?

O próprio anjo diz sobre si mesmo: “Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19). Creia nisso! Se você pedir, ele virá e comunicará o que Deus quer de você, pois é desejo do Senhor transmitir Seus planos a nós: “O Senhor não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos” (Am 3,7).

Deus quer entrar e interagir em sua vida, transmitindo-lhe sabedoria e discernimento, quer cuidar de você com carinho e amor. Para isso, Ele usa de Seus mensageiros, os anjos. Como Arcanjo da revelação, Gabriel conhece a nossa realidade e os aspectos que nos envolvem.

Reze! E que as orações e devoções a este servo tão próximo do trono de Deus façam desprender do Céu uma chuva de promessas, profecias e mensagens do Senhor para sua vida! Que, a exemplo de Nossa Senhora e dos profetas, a força da revelação, proclamada por esse servo angélico, prepare e impulsione sua alma para a missão e as novidades que hão de vir.

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

Fonte:https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/quem-e-o-arcanjo-gabriel/


Quem é o anjo Gabriel?

O anjo Gabriel é um mensageiro de Deus. Na Bíblia o anjo Gabriel anunciou a vinda de Jesus ao mundo. Não temos muita informação sobre o anjo Gabriel, porque o mais importante é sua mensagem.

Gabriel na Bíblia

Gabriel aparece pela primeira vez na Bíblia quando ele foi interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Gabriel apareceu a Daniel na forma de um homem e lhe explicou que a visão era sobre os tempos do fim (Daniel 8:15-17). Os animais representavam reinos e seus futuros.

Mais tarde, Gabriel apareceu outra vez a Daniel, depois que ele orou a Deus pedindo perdão pelos pecados de seu povo. Gabriel disse que Daniel era muito amado e que havia uma resposta para sua oração (Daniel 9:21-23). Gabriel lhe contou a profecia das setenta semanas, anunciando a vinda do Ungido – Jesus.

Muitos anos depois, o anjo Gabriel apareceu ao sacerdote Zacarias quando ele foi oferecer incenso a Deus no templo. Gabriel lhe disse para não ter medo. Zacarias e sua esposa já eram idosos mas o anjo Gabriel lhe contou que ele teria um filho chamado João. Esse filho iria preparar o povo para receber o Salvador.

Zacarias duvidou da mensagem. Gabriel lhe explicou que ele está sempre na presença de Deus e que ele foi enviado para lhe dar essa mensagem. Como castigo por sua incredulidade, Zacarias iria ficar mudo até o menino nascer (Lucas 1:19-20).

Seis meses depois de falar com Zacarias, o anjo Gabriel apareceu a uma jovem chamada Maria (Lucas 1:26-28). Ele saudou Maria e lhe disse para não ter medo. Ela iria ficar grávida e dar à luz o Filho de Deus! Quando Maria lhe perguntou como isso iria acontecer se ela era virgem, Gabriel explicou que o Espírito Santo viria sobre ela. Ele também lhe contou que Isabel, a esposa de Zacarias, estava grávida.

Assim, sabemos que o anjo Gabriel:

  • Fica na presença de Deus
  • Recebe mensagens diretamente de Deus para dar a algumas pessoas
  • Pode tomar uma forma parecida com um homem

Devemos orar para o anjo Gabriel?

Não, não devemos orar para o anjo Gabriel. A Bíblia não diz que Gabriel intercede por nós. Nosso intercessor é Jesus (Romanos 8:34).

A Bíblia diz que os anjos obedecem a Deus, servindo os salvos (Hebreus 1:14). Eles nos ajudam mas não recebem ordens de nós. Quando precisamos de ajuda, devemos orar para Deus, que comanda os anjos e tem poder sobre tudo que existe.

Quem é o Anjo Gabriel na Bíblia?

Gabriel é um anjo importante que assiste diretamente diante da presença de Deus. O anjo Gabriel sempre aparece na Bíblia em momentos decisivos na história da redenção. Em algumas ocasiões ele foi o mensageiro de Deus que anunciou a vinda do Messias.

O significado do nome Gabriel tem sido interpretado de diferentes formas. O significado mais provável é “homem de Deus”, no sentido de “poderoso de Deus”; mas alguns intérpretes também sugerem “Deus é poderoso” ou “Deus mostrou-se forte”. Gabriel é um dos dois únicos anjos mencionados nominalmente na Escritura Sagrada. O outro é o arcanjo Miguel (cf. Daniel 10:13,21; Judas 9; Apocalipse 12:7).

O anjo Gabriel na Bíblia

O anjo Gabriel entra em cena na narrativa Bíblia no livro de Daniel. Num primeiro momento ele apareceu para explicar ao profeta a visão do carneiro e do bode (Daniel 8:16). Depois, Gabriel mais uma vez se encontrou com o profeta Daniel para anunciar e interpretar a profecia das 70 semanas (Daniel 9:21-27). O objetivo principal dessa profecia foi anunciar a vinda do Messias que se daria depois de quase cinco séculos.

Praticamente 500 anos depois de ter aparecido ao profeta Daniel, o anjo Gabriel foi enviado à cidade de Jerusalém para anunciar o nascimento de João Batista ao sacerdote Zacarias, seu pai (Lucas 1:11,12).

Nessa mesma época ele também foi até Nazaré da Galileia para anunciar a Maria o nascimento miraculoso de Jesus por obra e graça do Espírito Santo (Lucas 1:26-38). Alguns intérpretes sugerem que talvez também tenha sido ele quem falou em sonho com José tranquilizando-lhe acerca da concepção de Jesus (Mateus 1:20-25). Mas o texto Bíblico não revela o nome desse anjo; por isto nada pode ser afirmado nesse sentido. Conheça a história de José, pai adotivo de Jesus.

Da mesma forma especulativa, outros pensam que Gabriel também é o anjo que sofreu oposição do príncipe da Pérsia quando trazia uma resposta de Deus ao profeta Daniel (Daniel 10:13-21). No entanto, mais uma vez o texto Bíblico não identifica nominalmente quem foi esse anjo; dessa forma não é possível afirmar que era o anjo Gabriel.

Como é o anjo Gabriel?

Como todo anjo, Gabriel é um ser espiritual que possui inteligência e capacidade moral, isto é, ele possui pessoalidade. Apesar dos seres angélicos serem espíritos, portanto incorpóreos, a Bíblia diz que eles possuem o poder de se manifestar de forma visível. Entenda quem são os anjos.

O anjo Gabriel se manifestou dessa forma quando apareceu aos homens de Deus na Bíblia. Apesar de não fornecer muitos detalhes, Daniel diz que Gabriel foi apresentado diante dele como “com aparência de homem”. A construção da expressão usada no idioma original do texto de Daniel transmite o sentido de “um homem poderoso”. Daí vem o provável significado do nome Gabriel como sendo “homem de Deus”.

O profeta escreve que quando Gabriel se aproximou dele, ele ficou amedrontado a ponto de cair no chão e perder os sentidos (Daniel 8:17-18). Algo semelhante também ocorreu com Zacarias. Ao ver o anjo Gabriel posto em pé à direita do altar do incenso, ele ficou perturbado e apavorado (Lucas 1:12). Mas Gabriel logo lhe tranquilizou dizendo que não ficasse com medo. A jovem Maria também ficou perplexa quando o anjo Gabriel apareceu diante dela (Lucas 1:29). Conheça também a história de Maria, mãe de Jesus.

Tudo isso indica que a aparência de Gabriel em forma manifestada, certamente é gloriosa. Mas isto não significa que todo esse esplendor tem origem nele próprio. Gabriel, assim como todos os outros santos anjos de Deus, proclama e reflete em certa medida a glória de seu Criador.

Qual é a função do anjo Gabriel?

Gabriel é um mensageiro de Deus, assim como os demais anjos. Sempre que aparece na Bíblia ele nunca é dono da mensagem, mas apenas o porta-voz dela. Mas a Bíblia parece indicar que Gabriel ocupa uma posição honrada entre os anjos.

O anjo Gabriel se apresentou a Zacarias dizendo: “Eu estou na presença de Deus” (Lucas 1:19). É verdade que o próprio Jesus afirma que todos os santos anjos estão na presença de Deus e contemplam seu rosto (Mateus 18:10).

Mas ao mesmo tempo a Escritura afirma que existe alguma hierarquia entre os anjos, embora não forneça maiores informações sobre isso. Então Gabriel pode muito bem ser um dos sete anjos que estão na presença de Deus para um serviço especial (cf. Apocalipse 8:2).

Apesar de ser um anjo poderoso que desempenhou uma função importante no plano de redenção, Gabriel jamais deve ser visto além do que ele realmente é. Gabriel é um anjo criado por Deus e que está a seu serviço. Ele jamais deve ser adorado e também não recebe orações. Nossa oração deve ser direcionada diretamente ao Pai por intermédio de Jesus Cristo (cf. Romanos 8:34).

Fonte:https://estiloadoracao.com/anjo-gabriel/

Imagem de São Gabriel Arcanjo - Significados e Símbolos   

Imagem Imagem de São Gabriel Arcanjo - Significados e Símbolos

São Gabriel, é o arcanjo conhecido por ser o “mensageiro de deus”, sendo citado na Bíblia em momentos importantes como na Anunciação do Senhor, e quando é designado para avisar Zacarias sobre a vinda de seu filho o profeta João Batista.

São Gabriel O Emissário de Deus

Antes de entendermos os significados contidos na imagem de São Gabriel, precisamos conhecer o significado do seu nome, que deriva do hebraico: ”גַּבְרִיאֵל” que traduzido pode significar: “Emissário de Deus”, ou “Homem Forte de Deus”, nos lembrando de sua função de levar notícias importantes.

Ou seja, podemos orar a São Gabriel Arcanjo pedindo sua intercessão em busca de orientação e boas novas.

As asas na imagem de São Gabriel Arcanjo

As asas na imagem de São Gabriel tem um significado especial, pois estas são a representação em todas as imagens de anjos e arcanjos, que nos mostra que estes seres são superiores, são mais próximos de Deus e estão nos guardando e protegendo do céu.

A túnica branca na imagem de São Gabriel Arcanjo

A túnica de São Gabriel é branco, este que representa a pureza presente nos seres celestiais, que nos remete a sua santidade e bondade.

Em algumas imagens a túnica de São Gabriel Arcanjo possui detalhes dourados, que remetem a sua origem celestial, e o resplendor de sua aura.

O lírio de São Gabriel Arcanjo

Em algumas imagens São Gabriel Arcanjo é representado segurando um lírio, esta flor é uma representação da pureza de espírito.

O lírio também também pode representar a pureza daqueles que perdoam e recebem o perdão, por isso São Gabriel também é conhecido como o Anjo do Perdão.

O cetro de São Gabriel Arcanjo

Em algumas imagens São Gabriel Arcanjo também pode ser representado segurando um cetro. Cetro este que representa o poder delegado por Deus de julgar quem for necessário, como o fez com Zacarias ao duvidar da mensagem do Arcanjo, nessa ocasião São Gabriel deixou o homem mudo até o nascimento de João Batista seu filho.

O manto azul de São Gabriel Arcanjo

Em algumas das imagens de São Gabriel, ele é representado com um manto azul, sendo este um reforço à sua origem divina, pureza e ligação com Deus, pois esta é a cor dos céus.

Oração a São Gabriel Arcanjo

Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, a vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo… o Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”.

São Gabriel intercedei por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Afastai do mundo as trevas da descrença e da idolatria. Fazei brilhar a luz da fé em todos os corações. Ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado. São Gabriel! Que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu.

São Gabriel, rogai por nós, amém.

Fonte:https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/imagem-de-sao-gabriel-arcanjo-significados-e-simbolos.html

Gabriel é um arcanjo geralmente relacionado à entrega das boas-novas e das mensagens dos Céus. Você quer saber mais sobre a história desse anjo que é um dos mais conhecidos da Bíblia? Entenda mais sobre o que ele representa para os seus fiéis.

Quem é o Arcanjo Gabriel?

O Arcanjo Gabriel é extremamente conhecido nas doutrinas abraâmicas por ser o anjo que anuncia as revelações dos Céus. Assim como o Arcanjo Miguel, ele também é citado na Bíblia em grandes momentos. Na Bíblia Hebraica, Gabriel é mencionado no livro de Daniel – ele é visto como um arcanjo em algumas tradições, mas em outras ele considerado o anjo da morte.

Com base em versículos do livro de Lucas, alguns muçulmanos e cristãos acreditam que Gabriel teria sido o anjo que anunciou o nascimento de João Batista e também o de Jesus. Para os islâmicos, Gabriel foi o mensageiro de Deus que revelou o Alcorão a Maomé e aquele que falou para os profetas quais seriam as suas obrigações.

O Arcanjo Gabriel é visto como o líder dos anjos favorecidos, além de ser conhecido como o espírito da verdade – em algumas crenças, ele é considerado uma expressão do Espírito Santo.

Imagem do Arcanjo Gabriel na Itália.
Imagem de SAJ-FSP por Pixabay

Origem e história do nome Arcanjo Gabriel

O seu nome “Gabriel” vem do hebraico e é constituído por duas palavras: “geber”, que significa “guerreiro”, e “el”, que significa “Deus” – sendo traduzido como “guerreiro de Deus”, “mensageiro de Deus” ou “homem forte de Deus”.

Como já diz o seu nome, ele foi o mensageiro responsável por anunciar o cumprimento de alguns propósitos de Deus para a nação e para a Terra. No Antigo Testamento, ele aparece trazendo boas-novas vindas de Deus para Daniel, explicando com detalhes a visão que o grande profeta teve e, depois, qual seria o destino de Israel – história contida no livro do profeta Daniel. No Novo Testamento, o Arcanjo Gabriel é quem anuncia que Isabel, mulher de Zacarias, terá um filho chamado João Batista – história contida no livro de Lucas.

Além desses fatos que explicam a representatividade do seu nome, foi o Arcanjo Gabriel quem anunciou a Maria que ela daria à luz um menino chamado Jesus. Em seguida, foi esse anjo quem divulgou o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, com o propósito de salvar a humanidade.

Sua aparição na Bíblia

O Arcanjo Gabriel aparece pela primeira vez no livro de Daniel, explicando a ele uma visão (como já dito anteriormente):

– Daniel 8:16: “E ouvi a voz de um homem que vinha do Ulai: ‘Gabriel, dê a esse homem o significado da visão’”.

Depois, o anjo se encontra novamente com o profeta para interpretar e anunciar uma profecia:

– Daniel 9:21-27: “Enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde…”.

Aproximadamente 500 anos após se comunicar com Daniel, o Arcanjo Gabriel foi até Jerusalém para anunciar a Zacarias o nascimento do seu filho João Batista:

– Lucas 1:11-19: “O anjo respondeu: Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas”.

Nesse mesmo período, ele foi a Nazaré anunciar o nascimento de Jesus Cristo pelo Espírito Santo:

– Lucas 1:26-38: “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré…”.

Alguns historiadores e intérpretes afirmam que foi o Arcanjo Gabriel quem tranquilizou José sobre a concepção de Cristo em um sonho (Mateus 1:20-25), assim como acreditam que foi ele o anjo que sofreu objeção de um príncipe, quando iria entregar uma mensagem de Deus a Daniel (Daniel 10:13-21), mas essas afirmações não podem ser comprovadas, pois a Bíblia não nomeia o anjo citado nessas duas situações.

Imagem do Arcanjo Gabriel disponível em uma igreja em Praga.
Direitos autorais : sedmak

Como o Arcanjo Gabriel atua em nossas vidas?

Para os católicos, Gabriel é o protetor dos carteiros, dos radialistas e das pessoas que carregam consigo informações – sendo conhecido também como São Gabriel Arcanjo. Ele traz consigo a verdade, o amor e a fraternidade – é considerado o anjo da esperança.

Na humanidade, esse protetor pode atuar na nossa comunicação e abrir os caminhos para as boas-novas. É graças a ele que temos uma das orações do catolicismo mais conhecidas de todos os tempos, que é a “Ave Maria”.

Veja a seguir uma oração poderosa ao Arcanjo Gabriel e uma novena ao anjo:

“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da Encarnação, mensageiro fiel do Deus Altíssimo, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente e com alegria aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. Arcanjo Gabriel, rogai por nós. Amém.”

Imagem do Arcanjo Gabriel dentro de uma igreja em Nova Iorque.
Imagem de photosforyou por Pixabay

Novena

Você deve separar um horário do seu dia e fazer a seguinte oração, seguida das repetições, por nove dias:

Dia 1

“Ó Maria, e vós, santo Arcanjo Gabriel, com todas as vossas legiões celestes, acompanhai-nos, protegei-nos e preservai-nos das armadilhas de nossos inimigos visíveis e invisíveis. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 2

“Ó Deus, que pela boca do anjo proclamastes Maria cheia de graça, concedei-nos, por sua intercessão, receber a plenitude da Vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 3

“Deus Eterno, nós vos suplicamos com humildade que, assim como anunciastes a alegria da divina maternidade à santíssima Virgem, pela boca do Arcanjo Gabriel, dignai-vos, pelos seus méritos, nos conceder a graça da vossa adoção. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 4

“Ó Deus, que dentre todos os outros anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério da Vossa encarnação, fazei, em Vossa bondade, que, após tê-lo venerado sobre a Terra, possamos desfrutar no Céu os efeitos de sua proteção. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Imagem do Arcanjo Gabriel fixada em uma parede de tijolos.
Imagem de jhenning por Pixabay

Dia 5

“São Gabriel Arcanjo, vinde em nosso socorro com as vossas legiões de anjos! Ajudai-nos a nos tornar puros e disponíveis. Fazei que nossas almas se tornem portos de paz onde Nosso Senhor e Nossa Senhora gostem de repousar. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 6

“Santo Arcanjo Gabriel, mensageiro da misericórdia de Deus em favor dos pobres homens, vós que saudastes a Santíssima Virgem com estas palavras: “Ave, cheia de graça”; e que recebestes uma resposta cheia de tão grande humildade, protetor das almas, ajudai-nos a nos tornar os imitadores de sua humildade e de sua obediência. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 7

“São Gabriel Arcanjo, vós que sois chamado com o justo título de força de Deus e fostes escolhido para anunciar a Maria o mistério por meio do qual o Todo Poderoso deveria desdobrar maravilhosamente a força de seu braço, fazei-nos conhecer os tesouros encerrados na pessoa do Filho de Deus e sede nosso mensageiro junto de sua Santa Mãe. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Você também pode gostar

Dia 8

“Gabriel Arcanjo do Espírito Santo, ensina-nos a rezar, a dirigir os nossos passos como os de Nossa Senhora e a honrar como convém a Esposa do Espírito Santo. Gabriel Arcanjo da Imaculada, levai a ela os nossos pedidos. Rogai para que recuperemos a pureza da alma.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Dia 9

“Senhor, vinde em nosso auxílio. Abrasai com Vosso fogo nossos espíritos e nossos corações. E vós, Gabriel, anjo de força e guerreiro invencível, afugentai o demônio que nos é tão funesto e colhei os louros dos vossos felizes combates. Amém.”

– 3 Ave-Marias.

– 1 Glória ao Pai.

Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br/arcanjo-gabriel/

Arcanjos: quem são e qual é a sua função?

Arcanjos: quem são e qual é a sua função?

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel. O sistema de sete arcanjos é de facto uma antiga tradição de matriz judaica.

A Igreja Católica, no entanto, sentiu-se compelida a pôr um fim a interpretações arbitrárias e muito fantasiosas de textos que não pertencem às Sagradas Escrituras canónicas. De fato, lembremos que todas as tradições individuais devem ser examinadas e verificadas de acordo com o que é declarado na Sagrada Escritura canónica, a única Revelação verdadeira.

Portanto, em relação aos Arcanjos, foi estabelecido na Idade Média que o culto e a veneração dos três arcanjos mencionados pela Bíblia eram lícitos. Miguel, Gabriel e Rafael, precisamente. Já no passado, na Igreja primitiva, grandes esforços foram feitos para impedir que o culto aos anjos, influenciado pelas práticas heterodoxas e pelas tradições pagãs dos mensageiros divinos, levasse a uma forma de idolatria.

Em 1992, o decreto Litteris Diei determinou que “é ilícito ensinar e usar noções sobre os anjos e arcanjos, os seus nomes pessoais e as suas funções específicas, fora do que se reflete diretamente na Sagrada Escritura; consequentemente, é proibida qualquer forma de consagração aos anjos e qualquer outra prática diferente dos costumes do culto oficial.”

Quem são e o que são os arcanjos?

A existência de anjos é uma verdade de fé. A sua presença na Bíblia é o testemunho mais incontroverso. São seres incorpóreosespirituaisperfeitos, criados por Deus no início dos tempos com o objetivo de torná-lo seus servos e mensageiros. Contemplam desde sempre e para sempre a face de Deus, prontos a acorrer a todos os seus mandamentos, ouvintes atentos e executores da Sua palavra.

São, portanto, espíritos que existem para Ele e n’Ele, e que, no entanto, também estão próximos do Homem, transmissores fiéis da vontade do Altíssimo às suas criaturas.

Os anjos, portanto, vivem na contemplação de Deus e agem como mensageiros.

E os Arcanjos?

Desde a Antiguidade, considera-se o facto de que as hostes angelicais são organizadas numa espécie de Corte celestial, em que os anjos têm diferentes graus e dignidades. Os três arcanjos ocupam as mais altas esferas dessa hierarquia angélica. Também eles têm tarefas semelhantes às dos anjos comuns, mas os seus deveres são ainda maiores e mais importantes. Sua é a tarefa de contemplar Deus, dia e noite, para glorificá-lo incessantemente, preservando e protegendo o seu mistério. Os seus próprios nomes sugerem o seu papel e a sua própria natureza: todos terminam com “El”, que significa “Deus”.

A Sagrada Escritura atribui a cada Arcanjo uma missão particular.

Miguel é o guerreiro que luta contra Satanás e os seus emissários (Jo 9, Ap 12, 7, cf. Zec 13: 1-2), o defensor daqueles que amam a Deus (Dn 10, 13.21), o protetor do povo de Deus (Dn. 12, 1).

Gabriel é um dos espíritos mais próximos de Deus, diante do seu Trono celestial (Lc 1, 19), aquele que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus (Dn 8, 16; 9, 21-22), anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1,11-20) e a Maria o de Jesus (Lc 1,26-38).

Rafael está diante do trono de Deus (Tb 12, 15, cf. Apocalipse 8:2), acompanha e protege Tobias na sua jornada perigosa e cura o seu pai da cegueira e a sua futura esposa da influência do maligno.

Em geral, portanto, a tarefa dos três Arcanjos, além da contemplação de Deus, é comunicar ao homem de diferentes maneiras a sua vontade, ser inspiração para os seres humanos, catalisadores da graça divina para eles.

São Miguel

São Miguel
São Miguel

São Miguel aparece nas Sagradas Escrituras, em particular no Livro de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse.

O seu nome deriva do hebraico Mi-ka-El, que significa “que é como Deus?”

A iconografia popular representa-o como um guerreiro de armadura empunhando uma espada ou disposto a trespassar um dragão com uma lança, que simboliza o Diabo. Na verdade, esse é o papel desempenhado por Miguel, o do lutador que combate contra os anjos rebeldes liderados por Lúcifer. Foi ele quem liderou as hostes celestiais na guerra que levou à expulsão dos anjos rebeldes do Paraíso, e desde então continuou a erguer-se como defensor de Deus contra o Maligno e os seus enganos. O teatro desta nova batalha não é mais o céu, proibido a Satanás, mas as almas de nós próprios, homens, constantemente na mira das lisonjas do Mal, instigadas a todo momento para se rebelarem contra Deus. O Diabo tenta convencer os homens de que Deus é um tirano, que limita a sua liberdade e a sua plena realização na criação. O Arcanjo Miguel é o enviado do céu para proteger os homens e guiá-los, ensiná-los a distinguir o bem do mal, a verdade da falsidade.

No Apocalipse, que ele mesmo revelou a João, é descrito como um ser majestoso investido da tarefa de examinar as almas destinadas ao Juízo Final.

Juiz de almas, portanto, e protetor e defensor da Igreja e do povo de Deus.

Não é coincidência que Castel S. Angelo, a fortaleza onde o Papa se refugiava em caso de perigo, seja vigiado pela sua estátua, e viajantes e peregrinos invoquem o seu nome e a sua proteção contra as armadilhas do caminho.

Alguns estudos quiseram ver no Arcanjo Miguel a influência de antigos mitos ligados à figura lendária de um deus-herói assassino de monstros, como o deus babilónico Marduk, ou de deuses pagãos empenhados em agir como mediadores entre o céu e a terra, como o deus grego Hermes. A mesma festa dedicada ao Arcanjo, a 29 de setembro, recai neste dia como herança das celebrações do equinócio de outono, festa dedicada a Mitra, uma divindade relacionada com o Sol entre os persas e, depois, os romanos.

O seu culto, dentro da Igreja Católica, nasceu no Oriente, mas espalhou-se rapidamente por toda a Europa, especialmente após a sua aparição em Gargano, Puglia, quando o Arcanjo apareceu em San Lorenzo Maiorano, numa caverna que se tornou destino durante séculos de peregrinação de papas, soberanos, futuros Santos. Perto da caverna surgiu então o Santuário da Basílica, ainda hoje um dos mais importantes e magníficos lugares de culto entre os dedicados ao Arcanjo Miguel.

Em 2013 o Papa consagrou o Estado da Cidade do Vaticano a São José e a São Miguel Arcanjo, mais uma vez reconhecendo o seu papel de defensor da fé e da Igreja.

O Arcanjo Miguel, o “guerreiro celeste”, é o protetor dos espadachins, dos mestres de armas. As suas capacidades como juiz de almas também o tornaram o patrono de todos os ofícios que envolvem o uso de uma balança, como comerciantes, farmacêuticos, e padeiros. É também o patrono da polícia.

São Gabriel

São Gabriel
São Gabriel

Também o Arcanjo Gabriel, tal como Miguel e Rafael, é celebrado a 29 de setembro.

O seu nome deriva do hebraico e significa “Poder de Deus” ou “Deus é forte”.

Na tradição bíblica era considerado um dos anjos mais próximos do trono de Deus, ao ponto de ser chamado de “a mão esquerda de Deus”.

Na Bíblia, também é apresentado como um anjo da morte, enquanto para os muçulmanos é um dos principais mensageiros de Deus e o anjo que revelou o Alcorão a Maomé.

Na tradição cristã, Gabriel é especialmente lembrado como um mensageiro.

Revelou a Zacarias o futuro nascimento de João Batista, apareceu num sonho a José para o fazer desistir de repudiar Maria, porque a sua gravidez era obra do Espírito Santo e, naturalmente, foi quem anunciou à própria Maria a sua milagrosa conceção e o nascimento de Jesus. Neste caso, mais do que em qualquer outro, consagra como sendo o mensageiro de Deus. Foi Gabriel quem apareceu a Maria e lhe disse que Deus a escolhera como mãe para o seu único Filho. Nenhuma imposição, nenhuma obrigação. Apenas um pedido, dirigido por um dos mais poderosos dos anjos a uma simples e humilde rapariga. O papel de Gabriel é, portanto, fundamental. Ele traz a mensagem de Deus aos homens, tornando-a compreensível para eles, ajudando-os a ouvir com um coração puro e a aceitar a vontade do Todo-Poderoso.

Algumas interpretações desejaram ver nele o anjo que sopra a corneta anunciando o dia do Juízo Final, de acordo com o livro do Apocalipse.

Gabriel é considerado o protetor daqueles que trabalham em comunicações, carteiros, embaixadores, jornalistas e mensageiros.

A iconografia cristã descreve-o como um jovem efebo alado, que muitas vezes traz um lírio nas mãos, símbolo da Anunciação a Maria.

São Rafael

São Rafael
São Rafael

Rafael é o arcanjo cuja missão é trazer a cura. De facto, o seu nome deriva do hebraico e significa “Medicina de Deus”.

Na Bíblia, está entre os anjos mais próximos do trono de Deus, que o escolhe como um guia para Tobias na sua jornada para recolher o crédito deixado por seu pai. Durante a viagem, Rafael, em forma humana, encontra uma noiva adequada para Tobias e recupera a visão do pai do menino.

Rafael é considerado o patrono do amor conjugal, dos jovens, dos casais de noivos, de cônjuges, farmacêuticos, educadores, viajantes, refugiados. Embora não mencionado no Alcorão, para os muçulmanos é o anjo encarregado de tocar a corneta que sinalizará o início do Dia do Juízo (de acordo com outras tradições, esta tarefa seria de Gabriel).

Muitas vezes representado com um frasco contendo medicamentos e peixes, é patrono de farmacêuticos, viajantes, refugiados.

O seu papel como curador, de “remédio de Deus” deve sempre ser interpretado como vontade de curar a alma, para aliviá-la dos seus sofrimentos e torná-la bem-disposta a receber a Deus. Devolvendo a visão ao pai de Tobias, Rafael abre os seus olhos para a verdade do Todo-Poderoso, assim como, expulsando demónios que perseguem a rapariga que lhe estava prometida, torna o seu casamento e o seu amor possíveis. É por isso que também é considerado um protetor dos casais de noivos e do amor conjugal. Duas curas simbólicas e significativas, portanto. O poder do Arcanjo Rafael cura a cegueira, como a fé e o amor que todos os dias os sacerdotes nos mostram e nos comunicam abrem os nossos olhos para Deus. Igualmente, a intervenção divina, através do seu emissário, dissipa as nuvens entre homem e mulher, torna-os puros e adequados para se unirem, em nome do amor abençoado por Deus e pela Igreja.

Através de São Rafael, o poder curativo e purificador do amor de Deus desce sobre nós, tornando-nos mais dignos, mais próximos de Deus.

Fonte:https://www.holyart.pt/blog/santos-e-abencoados/arcanjos-quem-sao-qual-sua-funcao/

Comentários